Donas de casa abrem mão da leitura para ficarem mais tempo na internet, diz pesquisa
Para ficar mais tempo conectadas na internet, as donas de casa estão abrindo mão da leitura “offline”. Além disso, redes sociais como o Orkut estão no topo da lista dos sites mais visitados por elas, segundo mostra uma pesquisa da consultoria Predicta.
Foram acompanhadas 50 mulheres residentes em São Paulo, com internet em domicílio, de 25 a 49 anos e renda familiar de até 10 salários mínimos (classe C). Chamado de etnografia digital, o método avaliou o comportamento das mulheres na web em tempo integral e dentro de suas próprias casas.
Cerca de 86% das donas de casa participam de alguma rede social, conforme revelou a análise dos hábitos online. As redes sociais respondem por 94% dos acessos, sendo o Orkut o site predileto delas. O acesso a chats foi bem menor, com somente 5%, e os blogs registraram apenas 1%.
Além das redes sociais, outros sites que seguem na lista de mais visitados são os de informação (38%), entretenimento (10%), e-commerce (6%) e serviços (2%).
Outro dado interessante mostra que 83% delas se conectam todos os dias, 40% passam mais de duas horas por dia conectadas e 78% se sentem mais globalizadas usando a web. Mas, para poderem conciliar o tempo online com as tarefas do lar, 66% delas confessam que estão lendo menos “offline”.
Compras online e diversão
A internet também trouxe vantagens às donas de casa: seis em cada dez delas disseram ter diminuído o tempo de pesquisas de preços nas lojas, pois o fazem previamente pela internet. Entretanto, apenas duas em cada dez declaram se sentir totalmente seguras em fazer compras online.
Aproximadamente três em cada dez das mulheres pesquisadas consideram a internet um passatempo melhor do que a televisão. E também três em cada dez das donas-de-casa entram em sites de games.
Participe